MMN: Conheça as estratégias de vendas que movimentam bilhões

MMN, Conheça o mercado que movimenta nada mais, nada menos que 27% do PIB Americano

Sucesso inegável no mercado dos EUA, o MMN, ou Marketing Multinível, ainda dá os primeiros passos aqui no Brasil. Por isso, quanto antes você conhecer e entender essa ferramenta, melhor.

Eis aqui, caro empreendedor, mais uma sigla para a nossa já volumosa e consistente sopa de letrinhas. Mais uma para se juntar às de 5W2H, IPO, KPI, SKU, PDCA, e por aí vai. Mas essa se refere a um modelo comercial – a um “canal de vendas estratégico”, de acordo com este artigo do portal Gestor Atual: o marketing de rede, ou marketing multinível, mais conhecido como MMN.

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O que é MMN?

Ainda que você não conheça o termo, certamente conhece exemplos de como ele é praticado. Herbalife, Natura, Amway, Mary Kay… todas essas empresas utilizam o MMN como estratégia de vendas.

Pois, de acordo com este texto do blog MMN Expert, o Marketing Multinível é exatamente isso: uma estratégia empresarial de distribuição de bens e serviços, na qual a divulgação dos produtos se dá por meio do “boca a boca” realizado por distribuidores independentes.

Em suma, o MMN funciona assim: uma rede de distribuidores de um produto ou um serviço, onde cada distribuidor poderá recrutar novos distribuidores. Ao realizar este trabalho, ele receberá bônus.

É importante observar que se trata de uma decisão estratégica, já que este capital poderia ser utilizado em milionárias campanhas publicitárias tradicionais. E, além de indicar e vender os produtos, os distribuidores poderão sugerir outros distribuidores. Desta forma, constrói-se uma organização de escoamento de produtos com possibilidades de ganhos praticamente ilimitados.

Por que tem esse nome?

Porque o MMN permite que que uma empresa pague comissões em vários níveis de distribuição – ao contrário do “mononível”, ou o tradicional, em que o distribuidor só recebe no valor da revenda dos produtos.

No caso do MMN, o “marketing” implica o trabalho de venda de um produto ou serviço a ser realizado pelo distribuidor que entra no negócio; e o “multinível” é a forma como este distribuidor será remunerado.

Um exemplo prático de como a coisa funciona (ainda de acordo com o texto do MMN Expert): imagine que você se interesse em ingressar no MMN de uma empresa. Então, ao se cadastrar, você se encarregará de construir uma organização através de seu trabalho de marketing. E o movimento de produtos realizado por meio dessa organização hierarquizada em vários níveis é o que vai gerar os bônus que você receberá da empresa. Ou seja, as pessoas que você indicar serão seu primeiro nível; as pessoas indicadas por quem você indicou serão seu segundo nível, e assim por diante.

Por que é tão importante conhecer o MMN?

Porque se trata de uma poderosíssima estratégia de vendas para muitas empresas. Para você ter uma ideia, o MMN já responde por 96,7% dos US$ 32,18 bilhões de faturamento do setor de vendas diretas nos Estados Unidos (os dados são do DSA – Direct Selling Association).

No Brasil, embora a prática ainda não seja tão difundida, o crescimento do setor é notável: de acordo com o último levantamento realizado pela ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), o MMN vem crescendo a uma média de 18% ao ano.

Aqui vão alguns outros dados que indicam a relevância do MMN no mercado atual:

  • De cada oito lares americanos, pelo menos um desenvolve uma atividade de MMN;
  • Universidades Americanas já oferecem cursos de Marketing Multinível em suas grades curriculares; e
  • Nos Estados Unidos, gigantes como Coca-cola, Colgate Palmolive, Citibank e outras, ou têm suas próprias divisões de Marketing Multinível, ou se utilizam da estrutura de empresas do setor para escoar algumas de suas linhas de produtos com características pertinentes a esse sistema de vendas.

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MMN é o mesmo que pirâmide financeira?

Não; na verdade, as duas práticas se aproximam somente pela promessa de retornos rápidos e volumosos. Porém, a pirâmide financeira é um esquema ilegal que redistribui uma determinada quantia de dinheiro – e geralmente o redistribui de um grande grupo de pessoas a um grupo menor.

Geralmente não há produto ou serviço envolvido: o esquema só funciona quando há novos investidores. Pois, em uma pirâmide, deve-se pagar para entrar no negócio, e é o dinheiro dessas pessoas que nele ingressam que remunera as que já estão lá.

E quando não há novos investidores, não se pode cobrir os retornos, e a atividade entra em colapso. O caso mais famoso é o do americano Bernard Madoff, que tinha uma corretora que pagava juros a clientes antigos com dinheiro de clientes mais novos.

Ora, isso é diferente do conceito de MMN. No segundo caso, existe um produto real, que sustenta o negócio. O sistema de marketing multinível é apenas uma das formas de remunerar os revendedores, já que eles ganham não somente em função do que vendem, mas da captação de novos vendedores formando uma rede.

E no Brasil?

Aqui, a ABEVD é o órgão responsável por sugerir as boas práticas ao setor. E adotou, como referência, o código de conduta da World Federation Direct Selling Association (WFDSA).

Embora se considere que o país ainda está dando os passos iniciais na questão do MMN, já é possível perceber um crescimento exponencial do setor. Em 2013, dos 166 bilhões de dólares movimentados em todo o mundo com vendas diretas, o país respondeu por 38,8 bilhões, ficando em quarto lugar do ranking, de acordo com a ABEVD.

A prova de que este crescimento continuará é que, além da atuação das gigantes do setor, como a Empresa AGR NOW (Empresa na qual faço parte hoje), Natura, Herbalife, Mary Kay e Amway, outras empresas estão entrando no mercado com significativo êxito.

Ao olharmos para a AGR NOW, por exemplo, conseguimos entender porque a prática vem ganhando tantos adeptos no Brasil. Ao trabalhar por meio do MMN, a empresa se tornou líder em Economia Compartilhada no país. Porque se trata de um modelo sólido, em que mais distribuidores implicam mais produtos vendidos – e receita que garante os bônus para novas indicações. É ou não é um negócio promissor?

 

Caso ainda não conheça a Oportunidade da AGR NOW assista o Vídeo abaixo:

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Fonte: https://endeavor.org.br/mmn/

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