Influenciador digital: Uma nova Profissão e Oportunidade para o Marketing das Empresas

Influenciadores Digitais: Conheça a nova tentencia do Mercado para o Marketing Digital nas Empresas. 

Olá querido Leitor, como você está? Preparado para as Novidades??

Um dos grandes BOONS que irão vir por ai nos próximos meses, é o que chamamos no Exterior de Digital Influencer.

Conheça agora uma das mais novas profissões e oportunidades para pessoas comuns que buscam ganhar MUITO DINHEIRO com sua popularidade e carisma através da Internet.

O que é ser um Influênciador Digital (Digital Influencers)

O influenciador digital é um profissional que vem tomando conta, cada vez mais do mercado de Marketing Digital, levando para as empresas que sempre estão em busca de Oportunidade de veiculação de suas marcas, a chance de chegar a seu público alvo de forma mais assertiva.

Esse profissional é um dos responsáveis não só pela viralização de uma Marca de forma Orgânica, como também a economia nos cofres das grandes corporações em relação as Mídias convencionais.

O uso de influenciadores digitais no Marketing de uma empresa pode gerar um grande retorno financeiro, visto que nos dias de hoje, o Marketing Boca a Boca tem se tornado cada vez mais usado por conta do grande poder de persuasão em vendas.

Segundo uma pesquisa feita recentemente, 92% dos usuários confiam mais em recomendações de outras pessoas que seguem nas redes sociais, do que em conteúdo publicitário em canais de televisão e outras mídias convencionais.

Ainda baseado nos estudos acima, cerca de 20% das mulheres que usam redes sociais, se sentem motivadas a consumir produtos ou serviços promovidos por blogueiras e youtubers que elas seguem. 

O Grande Boom do Mercado acontecerá porque os influenciadores digitais atualmente, não estão somente nos blogs ou Youtube, mas também em perfis do Instagram, Snapchat, tomando conta das principais redes sociais da atualidade.

Influenciador Digital são pessoas que tem uma grande capacidade de engajar o público, e por isto, consegue gerar maior interesse por produtos ou serviços que indicam em seus conteúdos.

Já Chegou a Era Digital sabia?

Estamos na Era Digital e as empresas (marcas) já entenderam isto. Para se ter uma ideia da mudança de paradigma que estamos vivendo, segundo pesquisa recente realizada pela Rakuten Marketing Internacional, 30% dos pais admitem que estão propensos a gastar mais em um produto para seus filhos se ele foi “indicado” por algum influenciador digital, como blogueiros, vloggers ou instagrammers.

O estudo também mostra que 23% dos pais confiam mais em influenciadores online para tomadas de decisão do que em Midias Televisivas.

Outros dados da pesquisa mostraram que os maiores  influenciadores do mercado são pessoas que vieram do nada e que por criar uma certa conexão com seu público, gera toda essa influência sobre o desejo de compra das pessoas.

O Influenciador digital ou a Influenciadora Digital, exerce impacto acima da média em um seguimento, seja ele grande, pequeno ou mesmo um pequeno nicho. Além disso, também é capaz de formar um público fiel e engajado, desta forma, conseguindo exercer forte influência sobre suas opiniões e atitudes. Influencia a tomada de decisão de compra das pessoas que o seguem.

Porque os Influenciadores Digitais são tão relevantes para sua audiência e geram tanto interesse das Empresas.

Os influenciadores digitais causa muito interesse das Empresas e Marcas porque, são também chamados de creators pela alta capacidade de produção de conteúdo relevante para seu público.

Embora a influência, por definição, seja um fenômeno inerente à natureza de grupos de pessoas, o termo “influenciador” é hoje muito associado a plataformas digitais e a redes sociais. Como consequência, segundo o Google Trends, a palavra é três vezes mais buscada em 2015 do que era em 2019.

O que caracteriza um Influênciador Digital?

O que caracteriza o influenciador digital é o alto desempenho em três aspectos:

  • Alcance
  • Relevância
  • Ressonância.

Para você entender como funciona por dentro vamos dismiuçar o assunto: 

Alcance do Influênciador Digital

O Alto poder de Viralização dos conteúdos de um Influenciador é o que mostra as Empresas e Clientes o poder que esse profissional tem. Como normalmente são pessoas que já tem uma audiência que o segue em redes sociais e na internet, o próprio público, viraliza o conteúdo do influenciador pela internet. 

Desta forma o profissional consegue uma notoriedade impar no mercado e com isso posteriormente fecha contratos muitas vezes milionários com empresas de pequeno, médio e grandes portes. 

Relevancia do Influênciador Digital

Não basta ter alcanse sem relevancia no conteúdo que posta na Web, o que torna o conteúdo desse influenciador hápito a estar sendo viralizado é justamente o alto poder de relevancia do conteúdos para seu publico alvo.

Ressonancia do Influenciador Digital

Como o próprio nome já diz, com a ressonãncia em larga escala esse conteúdo relevante que o influênciador digital tem, viraliza de forma muito mais rápida e escalável. 

Um alerta é importante: alcance não pressupõe grandes audiências. Existem segmentos de todos os tamanhos. Um influenciador digital popular em música eletrônica, por exemplo, tende a reunir muito mais fãs do que alguém influente em música erudita. No entanto, o especialista em música erudita talvez tenha alcance, relevância e ressonância relativamente maiores.
Influenciador digital: nativo ou não?

Veja os Tipos de Influenciadores Digitais que existem hoje no Mercado.

Entre os influenciadores, existem os produtores de conteúdo online, como youtubers, instagramers e blogueiros, mas existem outros tipos que iremos ver agora.

Nativos digitais:

Esses são aqueles Famosos que hoje você acompanha que formaram seus públicos nas próprias plataformas digitais e redes sociais como blog, YouTube, Instagram, Facebook, podcast etc. Alguns exemplos: Gabriela Pugliesi, Whindersson Nunes, PewDiePie e Hugo Gloss.

Celebridades:

Esses ficaram famosos em mídias tradicionais (como TV, cinema, rádio) e aproveitaram a popularidade para criar público nas redes sociais também.

Alguns exemplos: Luciano Huck, Anita e Neymar.

Jornalistas:

Neste caso é similar ao das celebridades, pois usaram a reputação e o renome adquiridos em outras mídias para construir seu próprio público

como aconteceu com Luis Nassif e Leonardo Sakamoto.

Autoridades:

têm exposição na mídia porque são constantemente utilizados como fonte ou referência na mídia tradicional. E, a exemplo de celebridades e jornalistas, usam a fama para impulsionar seus canais online. Exemplos: Dráuzio Varella, Mário Sérgio Cortella, Paulo Miranda Nascimento, Neil Degrasse Tyson, Márcio Atalla, Laura Muller.

Ativistas:

Eles podem ser classificados como um tipo de influenciador digital. Formaram uma audiência não exatamente porque lançaram um determinado conteúdo, mas porque conseguiram conquistar uma posição de liderança em grupos que se unem em torno de uma causa. São casos de Luisa Mel, Emma Watson, Björk, Taís Araújo e Jout Jout.

Qual é o papel do influenciador digital?

Segundo dados do o portal G1.com, O Investimento publicitário na internet cresce 44% em 2008, diz IAB. Esse avanço da internet no mercado de divulgação resultou em um montante investido de R$ 760 milhões no período. A pesquisa evidenciou ainda uma continuidade desse crescimento, com estimativas de avanço de 30% em 2009, sobre o ano passado. “Acreditamos em um faturamento de R$ 987,1 milhões neste ano, mesmo considerando os possíveis efeitos da crise”, afirmou Guilherme Ribenboim, presidente do IAB.

No Cana Youpix você pode ver um vídeo muito bacana que fala sobre como se tornar um criador digital veja. CLIQUE AQUI

Para Fred Furtado, diretor da agência Tubelab, além da expressiva quantidade de seguidores e fãs, um grande influenciador digital pode ser classificado como um indivíduo completo, capaz de desempenhar diversas funções realizadas pelos profissionais de comunicação.

E ai gostou do conteúdo? Fez sentido para você? Se você é uma pessoa que busca saber mais sobre esta área de atuação, temos uma Lista de Transmissão onde enviamos de forma periódica conteúdos sobre o assunto. Para participar, basta enviar um WhastApp para o número (21) 96467-5647 ou CLIQUE AQUI Eviando a frase “QUERO SABER MAIS SOBRE COMO SER UM INFLUENCIADOR DIGITAL”

Forte Abraço
Luciano Fournier